Durante os dias 24 e 25 de novembro, realizamos um encontro presencial do nosso grupo de estudo e de elaboração de material didático. Essa oficina foi coordenada pelas professoras Cristina Rettenberger (Leitora OeAD), Catarina Portinho (UFPR) e Franziska Lorke (UTFPR) e teve apoio financeiro do OeAD. Com o financiamento do OeAD foi possível custear a vinda de colegas de outras regiões do Brasil para a participação do evento aqui em Curitiba. Tivemos participantes de Belém, de Porto Alegre, do Rio de Janeiro, de Pomerode e de Curitiba.
Como propósito da oficina tínhamos a discussão sobre tendências atuais no campo da elaboração de materiais didáticos para o ensino de ALE e a aplicação dos conceitos e ideias discutidos na elaboração de materiais didáticos inéditos. Para a criação dos materiais os participantes foram divididos em grupos. Cada grupo tinha um enfoque temático e deveria montar seu material didático ao redor dele. As temáticas a serem abordadas foram Ida Pfeiffer, Ismael Ivo e Fachwerkzimmer.
No dia 24, após a introdução, cada grupo teve um momento inicial para juntar ideias e debater enfoques temáticos para abordar no material didático. Nesse mesmo dia, deu-se a parte mais teórica do evento. As professoras coordenadoras trataram da aprendizagem cultural, da taxonomia de Bloom e de direitos autorais. Analisamos também materiais didáticos já finalizados para verificar se e como esses conceitos se apresentavam neles.
A partir dessa preparação teórico-crítica, pôde-se no dia seguinte (25) iniciar a elaboração dos materiais didáticos próprios. Com a aprendizagem cultural-reflexiva em mente, iniciamos a produção de materiais que têm assuntos relacionados ao universo cultural e discursivo da Áustria e do Brasil (que é um dos objetivos dos materiais produzidos pelo Centro Austríaco). No final do evento, cada grupo fez uma apresentação do que foi produzido até então para os demais. Esse momento permitiu um compartilhamento de ideias, além da correção de algumas atividades, graças às observações e sugestões de colegas.

