No Centro Austríaco, estamos produzindo materiais didáticos sobre diversos temas atuais, interessantes e relevantes que dizem respeito à Áustria, sua língua e sua(s) cultura(s). Queremos produzir material que possa ser usado no ensino de alemão já nos níveis iniciais (a partir do nível A1), pois acreditamos que o ensino de uma língua não é apenas uma questão de gramática – junto com uma língua, podemos aprender muito sobre outros países, pessoas e histórias.

Todo o material desenvolvido pelos integrantes do Centro Austríaco será testado em sala de aula antes de ser disponibilizado aqui no site. O material pode ser usado sem custo em sala de aula por todos os interessados e vem acompanhado de dicas didáticas para professores que ensinam alemão como língua estrangeira no Brasil e que querem levar um pouco da Áustria para dentro das salas de aula.

Clique aqui para conhecer o projeto acadêmico que embasa a produção de atividades no âmbito de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira.

Peter Handke und Elfriede Jelinek (A1)

Você conhece escritores austríacos que tenham recebido o Prêmio Nobel de Literatura? Já ouviu falar nas declarações controversas de Handke ou no estilo audacioso de Jelinek?

Conheça um pouco da obra e da vida privada dos escritores austríacos Peter Handke e Elfriede Jelinek. Ambos agraciados com o Prêmio Nobel de Literatura (ele, em 2019; ela, em 2004), Handke e Jelinek destacam-se no cenário literário mundial e alcançam grande relevância para a língua e a literatura de expressão alemã. Este material, pensado para iniciantes na aprendizagem do idioma (A1), serve de base introdutória para alunos e alunas acessarem discursos atuais em língua alemã que envolvam os dois escritores austríacos. Além disso, o material estimula os/as estudantes a falarem de seus gostos e preferências pessoais acerca da leitura e da literatura, relacionando-os com a temática proposta no material. 

Autoras: Gabrieli Carnim und Gabriela Hoffmann Lopes

Clique aqui para acessar o material e aqui para acessar o material de apoio para professores.

Eine brasilianische Österreicherin

Você sabia que Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I, era austríaca? Esse material foi desenvolvido pensando em apresentar para estudantes iniciais (A1) de alemão esta figura importante, mas até então pouco mencionada, da história brasileira. Através do tema Família, é apresentado um pouco mais da vida e da família daquela que foi uma das figuras centrais na independência do Brasil e também responsável por coordenar o surgimento das mais diversas áreas da ciência no Brasil.

Clique aqui para acessar o material e aqui para acessar o material de apoio para professores.

Conchita Wurst

Você conhece a Conchita Wurst? Ou seria o Conchita Wurst? Afinal, quem é Conchita Wurst?

Esse material didático do nível A1 apresenta a personalidade austríaca e convida os e as estudantes de alemão a refletir sobre como a nossa aparência está relacionada a como nos identificamos e somos identificados/identificadas. Um tema super atual tanto nos países de língua alemã como aqui no Brasil. O material está disponível no site do Centro Austríaco e vem acompanhado de informações úteis e sugestões didáticas para professores.

Clique aqui para acessar o material e aqui para acessar o material de apoio para professores.

Eine Sprache, viele Länder – para A1

A unidade didática “Eine Sprache, viele Länder” tem como tema a diversidade linguística do alemão. Juntamente com o objetivo de revisar os nomes em alemão de países e línguas, o objetivo cultural da unidade é a reflexão sobre a diversidade linguística do alemão, sensibilizando os aprendizes para o fato de que o alemão não é uma língua homogênea. Voltada para o nível A1, a unidade apresenta alguns exemplos de variação lexical e faz um paralelo com outras línguas, como por exemplo o português. Apesar disso, o foco não é a aquisição de competência linguística nas diferentes variedades do alemão, mas sim uma conscientização em relação à variação, iniciando assim o contato com essa diversidade.

Clique aqui para acessar o material e aqui para acessar o material de apoio para professores.

Wiener Kaffeehaus – para A1

Que tal um passeio pelos Cafés de Viena? Este material, preparado para o A1, convida os alunos a conhecerem mais sobre a cultura dos cafés da capital austríaca, um patrimônio imaterial da humanidade segundo a Unesco. Clique aqui para ver o material e aqui para a orientação para professores.

Workshop de apresentação do material com mais informações com Angélica Neri.

Imperatriz Sisi – para A1, A2 e B1

Como a aprendizagem cultural em um contexto de aprendizagem de alemão como língua estrangeira em nível de iniciante pode ser feita? Como atender demandas teóricas e discussões atuais no campo da aprendizagem cultural sem descuidar dos interesses ou conhecimentos prévios dos alunos?

Essas questões são tema do webinar “Kulturelles Lernen im Anfängerunterricht am Beispiel von Sisi” (em alemão), ministrado por Ruth Bohunovsky em maio de 2020 e organizado pela seção Kultur und Sprache do Ministério para Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria. Clique aqui para fazer o download das folhas de exercício apresentadas no webinar e que podem ser usadas nas suas aulas de Alemão como Língua Estrangeira.