No Centro Austríaco, estamos produzindo materiais didáticos sobre diversos temas atuais, interessantes e relevantes que dizem respeito à Áustria, sua língua e sua(s) cultura(s). Queremos produzir material que possa ser usado no ensino de alemão já nos níveis iniciais (a partir do nível A1), pois acreditamos que o ensino de uma língua não é apenas uma questão de gramática – junto com uma língua, podemos aprender muito sobre outros países, pessoas e histórias.

Todo o material desenvolvido pelos integrantes do Centro Austríaco será testado em sala de aula antes de ser disponibilizado aqui no site. O material pode ser usado sem custo em sala de aula por todos os interessados e vem acompanhado de dicas didáticas para professores que ensinam alemão como língua estrangeira no Brasil e que querem levar um pouco da Áustria para dentro das salas de aula.

Clique aqui para conhecer o projeto acadêmico que embasa a produção de atividades no âmbito de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira.

Wiener Kaffeehaus – para A1

Que tal um passeio pelos Cafés de Viena? Este material, preparado para o A1, convida os alunos a conhecerem mais sobre a cultura dos cafés da capital austríaca, um patrimônio imaterial da humanidade segundo a Unesco. Clique aqui para ver o material e aqui para a orientação para professores.

Workshop de apresentação do material com mais informações com Angélica Neri.

Imperatriz Sisi – para A1, A2 e B1

Como a aprendizagem cultural em um contexto de aprendizagem de alemão como língua estrangeira em nível de iniciante pode ser feita? Como atender demandas teóricas e discussões atuais no campo da aprendizagem cultural sem descuidar dos interesses ou conhecimentos prévios dos alunos?

Essas questões são tema do webinar “Kulturelles Lernen im Anfängerunterricht am Beispiel von Sisi” (em alemão), ministrado por Ruth Bohunovsky em maio de 2020 e organizado pela seção Kultur und Sprache do Ministério para Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria. Clique AQUI para fazer o download das folhas de exercício apresentadas no webinar e que podem ser usadas nas suas aulas de Alemão como Língua Estrangeira.