Português é uma língua desnecessariamente difícil, com gramática e pronúncia complicadas? Segundo Lotte Zweig, esposa de Stefan Zweig, sim. 

Frequentemente ouvimos ou até reproduzimos a ideia de que aprender alemão é um “bicho de sete cabeças”. Mas e o português? Será que para pessoas que não têm o português como primeira língua, essa não é também uma língua difícil? No material didático Stefan und Lotte Zweig in Brasilien, buscamos trazer essa discussão à tona a partir da experiência de dois falantes nativos de alemão aprendendo português. 

Stefan e Lotte Zweig, vieram em exílio para o Brasil em 1941 e aqui tiveram que aprender português já que, como a própria Lotte escreve em uma carta para parentes, “com o passar do tempo, os brasileiros naturalmente preferem falar sua língua a falar francês e para manter uma casa é absolutamente necessário falar português.”

Eles iniciaram sua jornada de aprendizado estudando por conta própria e mais tarde com uma professora. Stefan e Lotte Zweig falavam mais de 3 línguas, ou seja, eram multilíngues, mas mesmo assim encontram dificuldades para dominar o português brasileiro, chamando este de “chato” e até de “língua feia”. 

Apesar do desapontamento com relação à língua, Stefan e Lotte tinham um apreço muito grande pelo Brasil. Tanto que Stefan Zweig escreve o livro Brasil, um país do futuro e Lotte explica em uma de suas cartas para a cunhada: “ Nesse meio tempo talvez vocês já tenham recebido o livro sobre o Brasil e poderão entender melhor as razões do nosso amor por este país.”

O material didático é destinado para nível A1 e além de apresentar as figuras de Stefan e Lotte Zweig, também traz vocabulário relacionado com o aprendizado de línguas. A partir da relação estabelecida entre a experiência do casal multilíngue aprendendo português e dos aprendizes brasileiros aprendendo alemão buscamos uma reflexão sobre o que significa aprender uma nova língua e quais podem ser as soluções para as dificuldades encontradas nesse caminho.  

Trechos de cartas citados foram retirados do livro: DAVIS, Darién J.; MARSHALL, Oliver (org). Stefan & Lotte Zweig: Cartas da América: Rio, Buenos Aires e Nova York, 1940-42. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2012, p. 186, 189,191 e 234.

Clique aqui para acessar o material e aqui para acessar o material de apoio para professores.

Para conhecer nossos outros materiais clique aqui.

Deixe um comentário