Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, acontecerá a palestra “Literatur der Wiener Moderne: Bedeutung und Kontext”, com o Prof. Johann Georg Lughofer.
A palestra tem o objetivo de apresentar uma visão geral da literatura multifacetada do Modernismo vienense, que representou uma revolução estética e foi um marco na modernização artística intelectual. Por volta de 1890, o grupo conhecido com “Jung Wien” – com nomes como Hugo von Hofmannsthal, Arthur Schnitzler, Hermann Bahr, Peter Altenberg e Leopold von Andrian-Werburg – representou o desenvolvimento do naturalismo ao esteticismo e, assim, contribuiu significativamente para a renovação da literatura alemã. As características literárias e sócio-históricas da época, bem como questões essenciais como papéis de gênero e a relação entre o indivíduo e a sociedade são discutidas com base em análises individuais exemplares de textos centrais do modernismo vienense.
Johann Georg Lughofer, Ao. Prof. MMag. dr MA (Exeter). Estudou alemão, história, ciência política e filosofia em Viena, Granada, Nice e Exeter; Atuou como docente em Peking University, PR China, University of Exeter, Inglaterra, e desde 2005 atua na Universidade de Ljubljana, Eslovênia – habilitação em 2009 – atribuições de ensino e cátedras convidadas nas Universidades de Maribor, Stellenbosch, Viena, Klagenfurt, Graz e Innsbruck.
Interesses de pesquisa: literatura do exílio, literatura austríaca (séculos XIX – XXI), estudos literários interculturais, literatura em alemão como língua estrangeira, numerosas publicações em revistas e antologias.
Faça sua inscrição através do formulário disponível aqui.
