
O Deutscher Buch Preis é um prêmio renomado concedido anualmente ao melhor romance em língua alemã do ano. Os 20 indicados para o prêmio de 2022 foram anunciados essa semana – a lista completa pode ser conferida no site do prêmio. (https://www.deutscher-buchpreis.de) Entre eles, se encontram alguns autores austríacos:
Marie Gamillscheg concorre ao prêmio com o seu segundo romance, “Aufruhr der Meerestiere” (A Rebelião dos Animais Marítimos, em tradução livre). O livro é sobre uma mulher chamada Luise que volta a morar em Graz, sua cidade natal (assim como a autora), mas para isso precisa rever seu pai enfermo e reatar a relação entre os dois. O livro busca explorar os laços entre homem e natureza e os laços familiares, trazendo tais sentimentos à tona para o leitor.
Reinhard Kaiser-Mühlecker, nascido em Hallwang, também traz um drama familiar com o livro “Wilderer” (Caçador), explorando como os aspectos filosóficos do existencialismo e do mundo contemporâneo podem afetar o psicológico de todos, até mesmo de Jacob, um pai e marido antes feliz com sua vida serena, mas que agora luta contra sentimentos de raiva que a um tempo não sentia.
Anna Kim nasceu na Coréia do Sul, mas se mudou para a Áustria poucos anos depois. Laureada austríaca do prêmio European Union Prize for Literature de 2012, agora concorre com o livro “Geschichte eines Kindes” (História de uma criança, em tradução livre) pelo DBP. Seu novo romance é baseado numa história real que se passa em 1953 nos Estados Unidos durante o período da segregação racial, trazendo críticas ao sistema e a sociedade racista, que chegam até os tempos atuais.
O resultado final do prêmio será anunciado em outubro. Nenhum dos livros indicados foi traduzido para o português até o momento.