Chamada de representante da “literata raivosa” da Áustria, como foi chamada numa publicação da Deutsche Welle, Elfriede Jelinek comemora hoje, 20 de outubro, seu aniversário de 75 anos.  

Um dos nomes de peso da literatura contemporânea, ganhadora do Prêmio Nobel de 2004, Elfriede Jelinek vive isolada e distante do mundo agitado dos eventos literários. Mesmo assim, é capaz de causar mais polêmicas e discussões acaloradas que muitos escritores e dramaturgos bem mais presentes nas mídias e redes sociais. Conhecida por sua voz crítica e por tocar de modo inusitado em temas como sexualidade, violência, facismo e consumismo, se posiciona por meio de ensaios, artigos, romances e, sobretudo, textos teatrais, a maioria deles acessíveis em seu próprio site (elfriedejelinek.com). 

Com seu último texto teatral, “Lärm. Blindes Sehen. Blinde Sehen!” [Barulho. Ver cego. Cegos vêem!], já encenado em diversos palcos europeus, ela reagiu rapidamente à pandemia, dialogando ao mesmo tempo com mitos da Antiguidade e a tecnologia moderna de comunicação. 

No Centro Austríaco, estamos trabalhando na tradução de alguns textos da escritora. Confira aqui um dos primeiros resultados. 

Além disso, disponibilizamos também o curso “Não quero teatro! O teatro de Peter Handke e Elfriede Jelinek no contexto da dramaturgia pós-dramática”, organizado pelo Centro Austríaco e ministrado por Artur Kon, na íntegra no YouTube. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s