por Cristina Rettenberger

Você está pensando em praticar ou aumentar o seu vocabulário em alemão lendo textos atuais sobre a Áustria? Ou já pensou em trabalhar com matérias autênticas de jornais em sala de aula? Aqui está uma lista de estratégias que ajudam não só a decifrar as palavras e seu contexto sem o auxílio de um dicionário, mas também a promover indiretamente a aquisição de mais vocabulário. Além disso, apresentamos uma variedade de jornais austríacos, para que você possa escolher com qual deseja trabalhar.

Jornais

Entre os periódicos mais populares estão Standard, Kurier, Presse e Krone. Entre todos, o Standard é muito popular e visto como um meio de alta qualidade, seguido pelo Wiener Zeitung ou o Falter, embora as opiniões variem. Já o Österreich e o Krone são considerados tabloides. Vale a pena dar uma olhada em todos!

Como selecionar o artigo

  1. Elementos no conteúdo como fotos, dados numéricos, e textos de apoio, nos quais o próprio conteúdo se repete várias vezes, mas em outras palavras, são muito úteis. Essas características costumam existir em artigos de jornal, então aproveite para aprender!
  2. A motivação afeta muito o desempenho: portanto, escolha um texto que seja de grande interesse para você e/ou seus alunos!

Estratégias para decodificar palavras

  1. Compare a palavra que você não conhece com palavras de outros idiomas que soam semelhantes para você (por exemplo: light, em inglês e Licht em alemão) Nota: Os jornais tendem a usar principalmente palavras derivadas do inglês!
  2. Caso a palavra “soe familiar” para você, mas você ainda não lembra do significado, tente ler a palavra em voz alta várias vezes: isso pode ajudar a verificar foneticamente se você não confundiu palavras que se parecem, mas não se relacionam entre si. Além disso, esse procedimento ajuda a encontrar a palavra no “léxico” da memória.

    Nada ainda? Vamos continuar tentando…

  3. Divida a palavra para tentar descobrir algo sobre ela. Você conhece algum sufixo ou prefixo? É uma palavra composta? Existem partes da palavra que você conhece por conta de sua função gramatical?
  4. Observe a palavra dentro da frase: Qual é sua posição? Que função (sujeito? objeto?) tem? (Importante: os jornais tendem a “esvaziar” as frases dos verbos de conteúdo, transformando as palavras importantes em substantivos. Então se você não entende uma palavra que não é um substantivo, tente deduzir seu significado olhando nos substantivos em torno dela).
  5. Veja se a mesma palavra ou uma palavra semelhante é encontrada em outros contextos dentro do artigo e sublinhe-a. Que pistas esses outros contextos fornecem sobre a palavra?
  6. Tente deduzir o significado da palavra levando em consideração o tópico geral e seu conhecimento geral sobre o assunto. Que ideias vêm para você?
  7. Se você não consegue entender a palavra, mude sua estratégia e tente outra. Se, apesar disso, você não tiver obtido sucesso, tente novamente mais tarde! Talvez você ainda não esteja pronto para entender a palavra por não ter informações suficientes sobre ela ainda: muitas vezes, novas informações e explicações são fornecidas no próprio texto a medida que é lido.
  8. Se você conseguiu chegar perto de uma interpretação da palavra que parece válida para você, verifique com segurança esse significado tanto no contexto próximo (a frase) quanto no contexto mais amplo (o parágrafo). Continua fazendo sentido?

Você quer saber mais sobre estratégias de leitura? Martina Kienberger se aprofunda no tema em sua tese. Clique aqui para ler (indicamos principalmente as páginas 170-172 – em alemão).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s