Quem nos segue no Instagram ou frequenta o nosso site já sabe que o alemão falado na Áustria tem algumas diferenças em relação ao alemão falado em outros países e regiões. Mas não é só isso: mesmo dentro da Áustria (e, igualmente, na Alemanha e na Suíça), nem todo mundo fala e escreve do mesmo jeito. Podemos falar, portanto, de uma grande diversidade linguística do idioma alemão.

Como já anunciamos, queremos nos dedicar um pouco mais a esse assunto ao longo de 2022, aprender com especialistas da área e refletir sobre possíveis implicações dessa diversidade na comunicação do dia-a-dia, na literatura e também no ensino de alemão como língua estrangeira. Por isso, o Centro Austríaco vai promover uma série de eventos – palestras, oficinas, apresentações de filmes, conversas, entrevistas etc. – que se dirigem tanto a professores e professoras, como a estudantes de literatura ou linguística do alemão, assim como a qualquer pessoa interessada no tema. Vamos conversar (às vezes, em alemão, outras vezes, em português) com especialistas de universidades austríacas, alemãs e brasileiras, com escritores, artistas, músicos, professores e outras pessoas para aprender um pouco mais sobre as diversas variedades regionais, nacionais e dialetais do alemão.

Nosso primeiro convidado é prof. dr. Manfred Glauninger, renomado sociolinguista, professor e pesquisador da Universidade de Viena e da Academia Austríaca de Ciência, que ministrará a 

Palestra inaugural de 2022, ano dedicado à diversidade da língua alemã

Título: Die deutsche Sprache in Österreich (A língua alemã na Áustria) 

Descrição: A Áustria está localizada no meio de outros países de língua alemã, mas o alemão na Áustria tem características específicas devido a fatores históricos, políticos, econômicos e outros.

Partindo dessa situação, a palestra focalizará a atual diversidade formal e funcional da língua alemã na Áustria (desde os dialetos até a linguagem falada pelos jovens e o alemão padrão austríaco). Também será abordada a relação entre a “língua de Estado” alemã da Áustria e as línguas minoritárias não alemãs reconhecidas na Áustria, bem como a multiplicidade de línguas de migração que moldaram sobretudo a metrópole Viena durante séculos.

Data: 15 de março às 16:00 horas, via Zoom.

Essa palestra será ministrada em alemão. Clique aqui para se inscrever.

Outros eventos previstos para 2022:

Palestras e oficinas sobre os seguintes temas:
– Österreichisches Deutsch in der Musik & Songwriting
– Die Wiener Gruppe und ihre Sprache
– Plurizentrik der dt. Sprache und sprachliche Charakteristika des österr. Deutsch
– Die Wiener Moderne
– Kinderliteratur aus Österreich 
– Leopoldine von Habsburg und die naturalistas in Brasilien
– Das österreichische Deutsch in der Literatur
– Lehrmaterialien über Österreich
– Lehrmaterialien zum österreichischen Deutsch
– Elementares Musizieren mit Sprache
– Filme aus Österreich 

Os eventos acontecerão de modo presencial ou digital, dependendo de como teremos que enfrentar o Covid-19 ao longo do próximo ano. Mas, mesmo acontecendo de modo presencial, todos os encontros serão transmitidos ao vivo ou gravados e acessíveis no nosso canal do YouTube após a data do evento.

E, claro, todos os participantes têm direito a certificados emitidos pela UFPR.

As atividades do Centro Austríaco recebem apoio da Universidade Federal do Paraná, do Setor de Humanas da UFPR, do Departamento de Polonês, Alemão e Clássicas da UFPR, do Programa de Pós Graduação em Letras-UFPR, da Embaixada da Áustria em Brasília, do Consulado da Áustria em Curitiba, da Agência Brazil Way e patrocínio da Referência Rent a Car. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s