Neste texto, apresentamos os pontos fortes e fracos das classes síncronas e assíncronas. Compreender essas diferenças pode ajudar a usar esses recursos de forma mais consciente e produtiva.

Vantagens das classes síncronas:
– Se você costuma usar uma estrutura básica e rotinas em suas aulas, isso pode continuar a ser feito em aulas síncronas, como: saudação inicial, correção de dever de casa, etc.
– É possível criar espaços para grupos de interação e troca de ideias.
– Os alunos podem fazer perguntas em tempo real e estas podem ser esclarecidas no momento; o professor ou a professora pode adaptar sua aula através dos interesses e necessidades dos alunos em um determinado horário e pode fazer ajustes para que a aula seja consistente enquanto os alunos precisam de tempo para terminar as tarefas.
– Os alunos podem receber feedback em tempo real.

Desvantagens:
– Professores ou professoras e alunos e alunas devem se comprometer com um horário específico de encontro, o que nem sempre é possível para todas as pessoas.
– Existem problemas técnicos que podem causar interrupções e prejudicar a participação em sala de aula.
– Muito tempo em frente à tela pode causar fadiga.
– É mais difícil prender a atenção dos alunos por longos períodos de tempo.

Vantagens das classes assíncronas:
– A grande vantagem: flexibilidade no tempo. Os alunos podem visualizar o conteúdo quando quiser, de forma mais livre.
– Além disso, os alunos podem adaptar o conteúdo às suas necessidades assistindo várias vezes caso algo não esteja claro.
– O professor, por outro lado, tem mais controle sobre o que é apresentado nas aulas e sobre o produto final.
– É especialmente útil para atividades mais complexas, nas quais os alunos precisam de mais tempo para refletir.

Desvantagens:
– Professores e professoras não conseguem ver em tempo real se o que foi dito ou explicado foi compreendido.
– É uma forma de comunicação muito artificial já que existe um contato humano “fictício”, que não ocorre em um encontro em tempo real.
– Como os alunos não estão em contato direto com o professor ou com a professora, exige-se maior disciplina e maior responsabilidade para trabalhar o conteúdo de forma independente. Se os alunos não estão acostumados com isso, pode ser difícil no início.
– Como nas atividades síncronas, existe também a possibilidade de fadiga por ficar muito tempo na frente do computador.

Que conclusões você pode tirar disso? Bem, dependendo de qual variante você escolher ou até uma mistura das duas, tente encontrar maneiras de aproveitar ao máximo o lado positivo dessas formas de trabalho e ter ferramentas para compensar seu lado negativo. Para a fadiga, por exemplo, é importante incluir pausas da tela de vez em quando. Se a classe for apenas assíncrona, inclua suporte síncrono, se possível, por meio de reuniões periódicas para discutir o processo individual de cada aluno. Se houver tarefas mais complexas a serem concluídas, isso pode ser feito de forma assíncrona, por exemplo. Tudo dependerá de seus objetivos. Quanto mais claro você os definir, melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s