Gustav Deutsch foi um arquiteto e diretor austríaco. Nascido em Viena, no dia 19 de maio de 1952 buscou, através dos seus filmes, traduzir experiências e vivências humanas que a princípio não eram retratadas no cinema. 

A coleção “Film ist.” dirigida por ele, traz gravações de materiais científicos e educativos através do gênero “Found Footage”.Esse gênero de filme adota um recurso narrativo onde parece que não houve intervenção de roteiro ou direção. Como se as imagens tivessem sido produzidas de maneira caseira, através de uma câmera comum ou de webcam, aproximando-se de um formato de documentário. O Found Footage se popularizou na década de 1980, período em que Gustav Deutsch iniciou a sua produção de filmes. Ele afirma: “Não estou interessado no conteúdo desses filmes científicos. Estou interessado no significado que é dado através da imagem. Eu queria detectar a poesia e o poder das imagens, de forma direta e racional.

Film ist. é uma coleção de filmes científicos que retratam gravações de vôos de pombos, testes de inteligência performados em macacos, vulcões em erupção, gravações do efeito do choque das ondas do mar, carros se chocando contra uma parede e vidros sendo quebrados. Outra parte da coletânea exibe 11 arquivos nos quais Gustav Deutsch constrói um musical dramático em 5 atos (genesis, paradeisos, thanatos, imaginary, symposium). São fragmentos silenciosos guiados por algumas citações de filósofos e poetas conhecidos como, por exemplo, Platão e Safo de Lesbos.

O objetivo de Gustav Deutsch não era produzir filmes teóricos mas sim, trazer a percepção de alguns efeitos através das imagens em movimento. A sua contribuição produz um entendimento mais profundo sobre como a ótica e a acústica se articulam na mídia. Além desse projeto, ele produziu outros filmes também premiados ao redor do mundo.

Deixe um comentário