Nos dias 24 e 25 de outubro aconteceu o simpósio sobre a elaboração de material didático para o ensino de alemão no Brasil. Profissionais da área e interessados viajaram de diversas cidades brasileiras para participar desse evento único, organizado principalmente pelos professores Thiago Mariano e Ruth Bohunovsky da Universidade Federal do Paraná.

Na abertura, também participaram Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, Judith Schildberger, ministra conselheira da embaixada austríaca, Denise Abreu e Lima (UFSCAR), coordenadora nacional da Rede ANDifes Idiomas Sem Fronteiras e Jochen Hellmann, diretor do DAAD no Brasil. A introdução do evento enfatizou a importância desse tipo de projetos, que contribui para a formação de professores, a democratização do ensino e promove o intercâmbio internacional, além de incentivar a educação sobre a diversidade cultural linguística.

Após a abertura, Poliana Arantres (UERJ) tomou a palavra, enfatizando o problema dos livros didáticos que representam dispositivos de poder e a necessidade de uma análise crítica deles. Os livros didáticos alemães são muitas vezes produzidos fora do país por uma equipe de especialistas dentro do contexto europeu, elaborados com conteúdo que não leva em conta a realidade específica de contextos específicos fora da Europa e muitas vezes cai em clichês e estereótipos ao tentar representar conteúdo cultural. A ausência de livros didáticos críticos, a homogeneização e a falta de investimento na representatividade das comunidades brasileiras, que, portanto, não se identificam com os temas, são alguns dos problemas centrais. Portanto, há uma necessidade política de desmantelamento e atividades mais contextualizadas com princípios claros, como espaço de crítica, produção coletiva, representação discursiva e multilíngue, quebra do mito monolíngue e desconstrução de clichês. 

O projeto editorial Zeitgeist com interface digital também foi introduzida pela professora Dörthe Uphoff (Universidade de São Paulo). Os cinco pontos de partida deste projeto abordam a missão do CEL_Unicamp, que busca acima de tudo promover a formação de pessoas críticas em realidades multiculturais e o respeito à diversidade linguística e cultural. Outros aspectos centrais para a criação do material são a inclusão de textos autênticos desde o início, o uso do português como língua de mediação e a promoção da autonomia segundo a concepção freiriana, entre outros.

Da mesma forma, ocorreu a apresentação do Centro Austríaco e seu projeto de produção de material didático, liderado por Ruth Bohunovsky, a aluna Alessandra Freitas mostrou um exemplo específico do material produzido sobre a cantora Conchita Wurst, disponível aqui. Esse projeto conta com o apoio da OeAD, Agência Austríaca para a Educação e Internacionalização e, portanto, também com a leitora da OeAD, Cristina Rettenberger. A OeAD possui sua própria plataforma online gratuita para materiais didáticos e eventos de formação online para professores nesta página: kulturundsprache.at.

Além disso, o evento contou com a presença da leitora do DAAD Sabine Reiter (UFPR), que apresentou a iniciativa e necessidade do desenvolvimento de um banco de dados de materiais didáticos para o ensino de alemão nas escolas brasileiras, para que os professores possam preparar suas aulas individualmente tendo acesso gratuito a essa plataforma. Dado o crescente interesse pela língua alemã cada vez mais por jovens principiantes, esta iniciativa responde às necessidades e tendências atuais nesta área.

A leitora do DAAD Reseda Streb (UFC) também participou deste evento, explicando a iniciativa DHoch3, que tem uma estrutura semelhante à de um livro didático em plataforma online com possibilidade de materiais complementares para ensinar, literatura científica adicional e muito mais. Esta iniciativa promove a formação gratuita de professores para poderem utilizar a plataforma para o ensino de alemão.

Sob o título “Alemão para fins acadêmicos” o professor Ebak Bolacio Fliho (UFF) introduz um curso, cujo objetivo principal é preparar os alunos para o cotidiano universitário e as tradições acadêmicas na Alemanha, pois muitas vezes há falta de conhecimento sobre esses temas, apesar da grande interesse na Alemanha como um lugar acadêmico. O trabalho contou com o apoio e colaboração de professores do DAAD, para desenvolver o curso em conjunto, desenvolvendo e selecionando diferentes materiais, enfatizando sobretudo estratégias de leitura e escrita para fins acadêmicos, mas ao mesmo tempo preparando os alunos para o encontro intercultural.

O dia 24 teve um encerramento festivo com o convite da professora Catarina Portinho Nalauck (UFPR) para a colação de Grau da segunda licenciatura em Letras do Alemão do projeto PARFOR.

 No dia 25 de outubro aconteceu a apresentação da rede Anfides Línguas Sem Fronteiras. Denise Abreu e Lima (UFSCAR) e Thago Mariano (UFPR) apresentaram os componentes curriculares desses cursos, ressaltando a importância de que “a internacionalização só é possível com apoio e base de línguas estrangeiras”. A seguir, os alunos Mariana Ceyimbra Bouscheid e Antionio Paulo Steffen Neto da UFPR apresentaram suas experiências de participação nos cursos do IsF, analisando áreas de crescimento e fortalezas dos cursos.

O simpósio foi encerrado com sucesso, com duas oficinas de desenvolvimento de material didático para o ensino de alemão no contexto universitário brasileiro com Dörthe Uphoff (USP) e Polaina Arantes (UERJ), nas quais o público teve a oportunidade de ter mais prática sobre o processo de fazer material, acompanhado de reflexão crítica e vários aspectos a considerar na hora de fazer material.

Dessa forma, o simpósio expressou a necessidade da elaboração de materiais que melhor atendam as necessidades dos alunos no contexto brasileiro, tanto nas escolas quanto no nível universitário, que levem em conta a diversidade linguística e cultural, a reflexão crítica prepare melhor caminho para estudantes para intercâmbios com outras culturas e línguas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s