No ano de 2022 comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, que está intimamente ligado à vida de Maria Leopoldina Carolina Josefa de Habsburgo-Lorena, filha do imperador Francisco I da Áustria e de sua segunda esposa, a princesa Maria Teresa de Nápoles e Sícilia. Chegou ao Rio de Janeiro em 1817 para se casar com Dom Pedro I ,com quem teve vários filhos, incluindo o depois imperador Dom Pedro II. Conhecida como Dona Leopoldina, foi a primeira Imperatriz Consorte do Império do Brasil de 1822 até sua morte. 

A educação que Leopoldina recebera durante sua infância e adolescência era eclética e ampla, de nível cultural superior, incluindo uma formação política consistente. Além de mãe e imperatriz, Leopoldina foi também responsável pela vinda de vários cientistas austríacos e alemães ao Brasil, onde realizaram expedições e viagens por todo país, realizando pesquisas sobre suas populações e culturas, sua flora e fauna. Muitos dos objetos colecionados e enviados a Viena naquela época podem ser vistos hoje no Museu de História Natural (NHM) e no Museu do Mundo (Weltmuseum) na capital austríaca, Viena. Além disso, Leopoldina é considerada por muitos historiadores como a principal articuladora do processo de Independência do Brasil, ocorrido entre 1821 e 1822, principalmente em setembro de 1822: a mulher que arquitetou a Independência do Brasil. Foi graças a ela que o Brasil se tornou uma nação.

No nosso evento, acompanhamos Leopoldina durante os anos que passou no Brasil. Convidamos especialistas para conversar sobre sua vida, sua morte precoce, seu papel na política e nas ciências brasileiras. Além disso, aproveitamos o momento para apresentar um material didático para o ensino de alemão (nível A1), desenvolvido no âmbito do Centro Austríaco e que tem como tema justamente a vida de Leopoldina e suas experiências no Brasil. Com esse material, nossos alunos e nossas alunas podem não apenas aprender o idioma alemão, mas também conhecer um pouco melhor um momento histórico que uniu o Brasil e a Áustria. 

Com participação de Christa Riedl-Dorn, historiadora de ciências. Riedl-Dorn estudou história na Universidade de Viena/Áustria com uma combinação de várias disciplinas diferentes. Foi Diretora do Departamento de Arquivo de História da Ciência no Museu de História Natural de Viena até 2020. Foi autora de mais de 300 publicações incluindo mais de 10 livros, como “Johann Natterer und die österreichische Brasilienexpedition” (2000, 1999) e “Botânica Imperial no Brasil/Imperial Botany in Brazil” (2019). Curadora de mais de 150 exposições e contribuiu para inúmeros documentários de rádio e televisão sobre temas relacionados à história da ciência, além de realizar inúmeros cursos na Volkshochschule (Academia popular). Recebeu o título de professora acadêmica em 2008. Membro de várias sociedades científicas europeias.

O evento será em português e as falas em alemão contarão com tradução para o português. O evento será realizado via Zoom, no dia 15 de junho, das 14h30 às 16h30 e haverá certificação para participantes. Clique aqui para se inscrever.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s