O músico Willi Resetarits, mais conhecido por seu nome artístico Ostbahn Kurti, morreu aos 73 anos em um acidente ao cair da escada de sua casa no último domingo, 24 de abril. Por mais de 50 anos, ele celebrou grandes sucessos no cenário musical austríaco. Resetarits foi desde o início não só fiel à música, mas também aos seus ideais, atuando como ativista e criando várias instituições como, entre outras, a Vienna Integrationshaus e a fundação SOS Mitmensch.

By Manfred Werner (Tsui) – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2397693

Nascido em 1948 de pais croatas em Burgenland, chegou a Viena com apenas 3 anos de idade. Lá ele aprendeu alemão e estudou educação física e inglês por um tempo, apesar de gostar de música desde cedo. Sua primeira banda política, Butterflies, estava em sintonia com o movimento hippie da época, abordando questões sociais e oferecendo muitos shows beneficentes. Sua maior fama foi alcançada ao recriar um personagem fictício em uma nova banda, a “Ostbahn Kurti”. “Ostbahn Kurti” foi um personagem teatral do autor austríaco Günter Brödl, que representou uma figura quase lendária do Rock’n Roll. Resetarits, o novo “Kurti”, traduziu clássicos americanos do rock e do soul para o dialeto vienense. Com a autenticidade de suas letras, sua paixão pela música e seu carisma, conquistou o coração de muitos ouvintes.

Apesar de ter se aposentado em 2000, o Resetarits não deixou de ser ativo: na noite anterior à sua morte, ele se apresentou no Refugee Bail. “Sua autoridade era o humanismo, não a idade ou o sucesso” cita o jornal Standard, e isso se reflete sem dúvida em sua jornada de vida, que ficará para sempre na memória musical coletiva da Áustria. Este homem multifacetado é um exemplo de pessoa que alcançou a excelência não só na área profissional, mas também na sua responsabilidade social e humanitária e em saber levar um sorriso a cada pessoa com quem partilhou suas histórias.

Conheça alguma de suas músicas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s