Neste ano de 2021, o Centro Austríaco tem publicado semanalmente uma “Palavra austríaca” no Instagram, contando sua história, seu contexto e seu uso. Já pudemos apresentar assim alguns exemplos ilustrativos da diversidade linguística do alemão – que é, assim como o português e muitas outras línguas, aliás, uma língua pluricêntrica, ou seja, uma língua que tem mais que uma forma padrão.

No próximo ano, queremos nos dedicar um pouco mais a esse assunto, apresentando-o a partir de diversas perspectivas e pensando também sobre como abordar a diversidade do idioma em sala de aula, no ensino de alemão como língua estrangeira. Por isso, o Centro Austríaco vai promover uma série de eventos – palestras, oficinas, apresentações de filmes, conversas, entrevistas etc. – que se dirigem tanto a professores e professoras, como a estudantes de literatura ou linguística do alemão, assim como a qualquer pessoa interessada no tema. Vamos conversar com especialistas de universidades austríacas e alemãs, com escritores, artistas, músicos, professores e outras pessoas para aprender um pouco mais sobre os motivos e significados das diversas variedades regionais, nacionais e dialetais do alemão.

Nosso primeiro convidado já confirmou sua participação: Prof. Dr. Manfred Glauninger, da Universidade de Viena, vai ministrar a palestra introdutória, mostrando a importância e as diversas facetas do assunto (a diversidade linguística, a importância da variação e dos dialetos da língua alemã para a(s) identidade(s) dos falantes, a importância do assunto no âmbito do ensino etc.). No começo de 2022 vamos confirmar a data desse primeiro evento e a programação dos meses seguintes.

Ainda em 2022 vamos poder oferecer oficinas, “Dias austríacos” (Österreich-Tage), outras palestras e eventos – em cooperação com a Universidade de Viena, o OeAD (Agência de Intercâmbio Acadêmico da Áustria), a Embaixada da Áustria e outras instituições. Todos os participantes têm direito a certificado de participação.

Os eventos acontecerão de modo presencial ou digital, dependendo de como teremos que enfrentar o Covid-19 ao longo do próximo ano. Mas, mesmo acontecendo de modo presencial, todos os encontros serão transmitidos ao vivo ou gravados e acessíveis no nosso canal do YouTube após a data do evento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s