por Cristina Rettenberger

Você dá aulas de alemão? Seus alunos já ficaram chocados quando, depois de aprenderem o idioma, finalmente viajaram para um país de língua alemã mas não conseguiram entender o idioma ou ser compreendidos pela população local? Não se preocupe, esse problema não é incomum e tem várias causas.

Uma delas é a tendência dos materiais didáticos de serem orientados para ensinar uma língua monocêntrica do alemão, ou seja, como se todos os lugares falassem uma única língua padrão e homogênea, enquanto a realidade é muito mais complexa: há variedades regionais, dialetos e linguagem coloquial, que variam de acordo com o lugar e a situação comunicativa. Isso ressalta a importância de integrar uma visão mais ampla e realista do que uma língua é nas salas de aula e, assim, romper com os conceitos unidimensionais e planos. Dessa forma, os alunos podem ser treinados e sensibilizados para a diversidade do idioma.

É sobre isso que foi o workshop online da professora Julia Ruck, intitulado “Alemão na Áustria”, realizado esta quarta-feira através da associação austríaca ÖDaF. Vários conceitos linguísticos fundamentais foram discutidos, como materiais de ensino e atividades que podem ajudar os alunos a desenvolver sensibilidade às variações na expressão da linguagem, com foco especial no alemão padrão austríaco e suas variedades e dialetos regionais.

Aqui, compartilhamos algumas das sugestões de Ruch para integrar esse tópico durante as aulas:

1) A página Bimm.at compartilha ideias gratuitas para atividades em sala de aula com base em material autêntico para refletir sobre os principais conceitos linguísticos, como o que é um dialeto, uma variante linguística ou uma língua padrão, com foco especial na cultura austríaca.

2) No site do Ministério Federal da Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria, você pode baixar o livro intitulado “(Österreichisches) Deutsch als Unterrichts- und Bildungssprache“. Consiste em 72 páginas nas quais você encontrará materiais práticos para refletir sobre a diversidade da língua alemã na Áustria.

3) Com o aplicativo Deutschklang, você e seus alunos podem ouvir a pronúncia autêntica e atual de milhares de pessoas por meio de um mapa interativo que inclui todas as regiões de língua alemã.

4) Com o material digital „Deutsch als plurizentrische Sprache: Eine Einführung“, de Rudolf Muhr, os alunos podem investigar os conceitos do que é uma língua alemã pluricêntrica e sua importância.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s