Foto de Max Zerrahn

A Academia Alemã de Língua e Poesia (Deutsche Akademie für Sprache und Dichtung) premiou o escritor austríaco Clemens J. Setz com o prêmio Georg-Büchner de 2021.

“Com Clemens J. Setz, a Academia Alemã de Língua e Poesia homenageia um artista linguístico que repetidamente explora a fronteira humana em seus romances e histórias. Sua drástica e, às vezes, perturbadora, punhalada está no coração de nosso presente porque segue um impulso profundamente humanista. Clemens J. Setz combina esta filantropia com um conhecimento enciclopédico e uma riqueza de imaginação poética e linguística. Com surpreendente versatilidade, ele demonstra uma contemporaneidade radical que, livro após livro, atesta a beleza e a obstinação de uma grande literatura”, disse o júri.

Clemens J. Setz nasceu em 1982 em Graz, onde estudou matemática e língua alemã. Escreve romances, histórias, poemas e peças de teatro. Ele já recebeu muitos prêmios, inclusive: Prêmio de Literatura da Cidade de Bremen 2010, Prêmio da Feira do Livro de Leipzig 2011, Prêmio de Literatura do Kulturkreis der Deutschen Wirtschaft 2013, Prêmio de Literatura Wilhelm Raabe 2015, Prêmio de Literatura de Berlim 2019, Prêmio Kleist 2020. Mora atualmente em Viena.

Veja o anúncio completo no site do prêmio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s