Foi inaugurado, no dia 22 de janeiro de 2025, o novo Centro de Pesquisa Thomas Bernhard,
vinculado à Academia de Ciências da Áustria e, mais especificamente, ao seu núcleo de Digital Humanities (ACDH-CH). A criação aconteceu por iniciativa de Anton Zeilinger, antigo presidente da Academia e vencedor do Prêmio Nobel em Física em 2022. Quem conhece a obra de Bernhard sabe que não é por acaso que um físico se encanta pela obra desse escritor.


O Centro de Pesquisa Thomas Bernhard abrigará todo o espólio de Bernhard, menos seus
manuscritos literários (esses se encontram na Biblioteca Nacional). Com isso, interessados e
pesquisadores terão a seu dispor um arquivo de traduções de Bernhard para as mais diversas línguas, sua biblioteca particular (que conta com apenas 1500 títulos!), gravações originais em imagem e/ou som de Bernhard, uma coleção de cartazes de eventos que contavam com sua presença, informações sobre a recepção internacional de sua obra (publicações, encenações etc.) e outros materiais que, neste momento, estão sendo organizados pela equipe do centro. O objetivo do centro é a digitalização de grande parte do material disponível.

A obra de Bernhard já é difundida no Brasil, onde temos traduções de romances, contos e peças teatrais (três delas, inclusive, feitas por membros do Centro Austríaco e publicadas pela Editora UFPR).

Mais informações encontram-se no site https://www.oeaw.ac.at/de/acdh/forschung/literatur-
textwissenschaft/forschung/autorinnen-editionen/ftb-forschungsstelle-thomas-bernhard.

Deixe um comentário