Há dois anos, Clemens J. Setz ganhou o prêmio mais importante da literatura de língua alemã, o Prêmio Büchner. Desde a última segunda-feira à noite, dia 6 de novembro, o autor austríaco é também o vencedor do Prêmio do Livro Austríaco (20.000 euros). O escritor natural de Graz era um dos favoritos e ganhou o prêmio pelo seu romance “Monde vor der Landung” [Luas antes do pouso].
No romance histórico “Monde vor der Landung”, publicada pela editora Suhrkamp e ainda sem tradução no Brasil (aliás, ainda não temos nenhum livro publicado desse autor mais promissor no cenário de literatura de língua alemã neste momento), a personagem central é Peter Bender, que propagou a “teoria do mundo oco” nos anos de 1920. Contra a vontade de Setz, a figura foi relacionada com os cépticos contemporâneos do coronavírus. Ultimamente, tem se discutido o romance também no contexto do crescente antissemitismo na Europa. Setz reconheceu o paralelo infeliz com os dias de hoje durante a cerimônia de entrega do prêmio e se posicionou claramente: “Não escrevo romances históricos para que as coisas voltem a acontecer!”
Clemens J. Setz nasceu em 1982 em Graz, onde estudou matemática e Letras Alemão (Germanística). Atualmente, vive em Viena como tradutor e escritor.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o prêmio e os outros indicados.
Aqui, no Centro Austríaco, temos o projeto intitulado “Teatro e dramaturgia austríacos”, no qual são lançados verbetes sobre dramaturgos. Recentemente lançamos o verbete sobre Clemens Setz, clique aqui para conferir.

