Na próxima terça-feira, dia 13 de junho, acontecerá a palestra “Art, Gender and Class in Viennese Modernism”, com a Dra. Elana Shapira.
Estar vestido adequadamente foi estabelecido, há muito tempo, como forma de reivindicação da autoridade social. No entanto, na cena artística vienense, artistas e arquitetos, homens e mulheres, clamavam sua criatividade ao escolher desenhar vestidos incomuns e assim como remover suas próprias roupas e também de outras pessoas, como modelos e acompanhantes. O design intitulado “Jugendstil” e a arte expressionista são tipicamente associados com o modernismo vienense.
Esta palestra abordará a relação entre arte, gênero e classe na arte vienense por volta do ano de 1900. Artistas famosos como Gustav Klimt, Oskar Kokoschka, Egon Schiele e Broncia Koller-Pinell, e os arquitetos e designers Otto Wagner, Adolf Loss, Josef Hoffmann e Vally Wieselthier expuseram, através de seus projetos e, literalmente, da remoção de roupas, rebelião social de gênero, assim como fantasias sexuais cruciais para a compreensão da arte e do design vienense.
A Prof. Dra. Elana Shapira atuou como coeditora, com Anne-Katrin Rossberg, no livro Gestalterinnen: Frauen, Design und Gesellschaft, que será lançado em agosto deste ano. Assim como no projeto que será publicado, com Despina Stratigakos, em 2024, intitulado Ella Briggs: An Unconventional Architect. Shapira também atuou como uma das organizadoras no Simpósio Internacional “It Hurts! Violence Against Women in Art and Society”, confira mais sobre esse evento aqui. Além disso, em 2022, ela organizou o Simpósio Internacional “Austrian Identity and Modernity”, saiba mais sobre o simpósio aqui.
Quer participar do nosso próximo evento? Acesse o formulário de inscrição disponível aqui.
Palestra em inglês.

