Mulheres na sociedade, na cultura e na ciência

Muitas vezes, as mulheres austríacas foram esquecidas, negligenciadas e marginalizadas na história oficial do país. Por isso, essa exposição procura apresentar um panorama dos últimos 200 anos com biografias de austríacas ilustres. São mulheres que, com talento, força de vontade e coragem, enriqueceram e deram forma ao seu país. Como representantes de metade da população austríaca, são também produtoras de metade do conteúdo que compõe a identidade intelectual do país. Precisamos lembrar desses exemplos e talvez corrigir as falhas históricas que as apagam.

A mostra revisita as vidas de aristocratas, artistas, salonnières, cientistas, feministas, políticas, atrizes, músicas, diretoras e outras figuras, numa apresentação cronológica que abrange do século 19 até o momento atual. O tema central da exposição é a emancipação feminina, com todos os seus triunfos e contratempos. Muito mudou desde o movimento libertário da Restauração Pós-Napoleônica (período conhecido como Biedermeier) até o século 21, mas a exposição mostra que, mesmo assim, direitos iguais ainda não foram alcançados.

O tema não poderia ser mais atual: movimentos como o #metoo mostram que as mulheres ainda encontram dificuldades. Trazer a história dessas mulheres para o Brasil é apresentar exemplos para que as mulheres continuem buscando seu caminho e, assim como Calíope, primeira das nove musas da mitologia grega, sirvam de inspiração para as próximas gerações. Ainda há muito a se fazer.

A exposição é organizada temática e cronologicamente. Entre em cada um destes pequenos universos e conheça mulheres inesquecíveis abaixo:

Ficha Técnica

Organização: Embaixada da Áustria
Coordenação da Tradução: Gisele Eberspächer e Ruth Bohunovsky
Tradução: Amanda Martins, Andriele França, Deborah Raymann de Souza, Gisele Eberspächer, Luiz Abdala, Milena Wandembruck, Natan Schäfer, Pedro Schneider
Revisão: Bruno Wilbert Miranda Santana, Melissa Scapin Menegola, Sara Adriana Voltolini

Para ver a exposição em alemão, clique aqui.